Acessibilidade A+ A- C

PROGRAMAS SOCIAIS

Para a DERSA, o conceito de Programas Sociais é traduzido em ações concretas, promovidas dentro e fora da Companhia, com todos os parceiros.

Parcerias com diversas instituições, prefeituras, secretarias, entidades governamentais e ONGs são estabelecidas para promover a aproximação entre a população impactada pelas obras e programas assistenciais capazes de oferecer informação, capacitação e apoio durante o processo de implantação dos empreendimentos com justiça, responsabilidade e segurança.

Algumas iniciativas de destaque que fazem parte dos empreendimentos da DERSA, oferecidas via articulação intersecretarial:

  • Secretaria da Administração Penitenciária – Coordenadoria de Reintegração Social: Programa Pró-Egresso, que oferece oportunidades de trabalho para egressos do sistema penitenciário e estimula a reintegração social.
  • Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia: Programa Via Rápida, que promove cursos básicos de qualificação profissional.
  • Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania: os CIC (Centros de Integração da Cidadania), que disponibilizam serviços públicos sociais – como o casamento comunitário – e garantem os direitos básicos de cidadania com a emissão de documentos.
  • Secretaria da Educação: as crianças matriculadas em escolas situadas no entorno das obras da DERSA são imediatamente transferidas para escolas da nova localidade. Dessa forma, os alunos conseguem prosseguir normalmente com seus estudos.
  • Jornadas da Cidadania: promovem serviços gratuitos de lazer, saúde, educação, assistência social e cidadania.  

Além disso, a DERSA estabelece uma série de condicionantes e diretrizes sociais e de relacionamento com a comunidade a serem seguidas pelos funcionários das empresas parceiras durante as obras, tais como: aspectos de segurança e respeito com moradores, a priorização da contratação de mão de obra local e a não discriminação de gênero, incluindo mulheres em todas as atividades.

Através dessas e outras diretrizes, a população do entorno das obras tem seus direitos devidamente respeitados.