Travessias
Acessibilidade A+ A- C

DERSA entrega balsa para o município de Natividade da Serra

Governo do Estado faz doação de ferryboat por meio do Programa de Interiorização das Travessias

São Paulo, 16 de janeiro de 2017 – A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A fez a doação de sua última embarcação dedicada à navegação no interior por meio do Programa de Interiorização das Travessias (PIT). Natividade da Serra, localizada na região do Vale do Paraíba, recebeu o ferryboat PIT B, construído em 1988, que já estava no município e fazia o transporte hidroviário, interligando o Bairro Alto aos bairros Pachi, Palmeiras, Barra, Ribeirão, Cachoeirinha e Limoeiro, entre outros.

A iniciativa de criar o PIT surgiu com o Departamento Hidroviário (DH), quando o órgão ainda administrava o serviço de Travessias Litorâneas do Estado, e foi assumido pela DERSA em 1989. Primeiramente, o PIT transferiu apenas a gestão dos serviços de operação e arrecadação aos municípios. Em 2015, foi iniciada a fase de transferência efetiva das embarcações.

No total, foram doadas as quatro balsas que integravam o PIT. O primeiro município a ser beneficiado foi Ibitinga. Depois vieram Fartura, Paranapanema e agora Natividade da Serra. Com conclusão das doações, o programa deixa definitivamente a esfera estadual e os serviços hidroviários passam a ser integralmente geridos por cada município atendido, ou seja, ainda mais próximos aos usuários.

Estas balsas tem grande importância social, já que são, muitas vezes, o único meio de locomoção entre regiões rurais cortadas por rios, lagos ou represas. Além de serem projetadas para o transporte de veículos e pedestres, levam também tratores e animais, favorecendo assim o desenvolvimento e a produção agrícola destas localidades.