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DERSA antecipa entrega de balsa remodelada para a Travessia Santos/Guarujá

FB-26 passou por completo processo de reforma e modernização com investimento de R$ 2,7 milhões do Governo do Estado

São Paulo, 19 de maio de 2017 – Retirado da operação em novembro de 2016 para ser reformado e modernizado, o FB-26 retornou nesta sexta-feira, 19, à Travessia Santos/Guarujá, 17 dias antes do previsto. Com capacidade para 32 veículos, a embarcação passa a integrar a frota de nove balsas que transportam em média 23 mil veículos diariamente de segunda a sexta-feira e 18 mil por dia nos fins de semana.

Os serviços contemplaram toda a estrutura em aço, sistemas elétrico, eletrônico e hidráulico, além do sistema de propulsão (motores, reversores, eixos, hélices e lemes). A embarcação também recebeu novos equipamentos de salvatagem, pintura e abrigo de pedestres com acessibilidade. O investimento foi de R$ 2,7 milhões do Governo do Estado.

Esta é a primeira embarcação disponibilizada aos usuários dentro de um total de sete balsas previstas para serem reformadas este ano. O investimento será de R$ 20,7 milhões. A Companhia aproveita a baixa temporada para executar o plano de modernização da frota e renovação dos Certificados de Segurança da Navegação (CSN). A época é ideal para a realização destes trabalhos, pois a demanda de usuários diminui sensivelmente.

Desde março deste ano, a DERSA realiza remanejamentos em sua frota para adequá-la à realidade do período, permitindo que o sistema de Travessias Litorâneas retome sua capacidade total para a temporada de verão 2017/2018.

A Companhia já entregou, desde o início do ano passado, 15 embarcações totalmente remodeladas, com recursos de R$ 34,8 milhões. O Programa de Modernização das Travessias Litorâneas, iniciado em 2011, já investiu R$ 309 milhões nos oito serviços administrados pela DERSA, o que resultou em aumento de 30% na capacidade operacional de todo o sistema.

Panorama atual

Na Travessia Santos/Guarujá, estão fora de operação para reforma as embarcações FB-27 (investimento de R$ 3,2 milhões) e FB-28 (investimento de R$ 2,6 milhões), com regresso esperado para o início de agosto. Os próximos a sair serão o FB-24 e o FB-21. Para compensar as baixas, a travessia conta com os reforços do FB-29 e do FB-18, que chegaram a Santos em fevereiro e março, respectivamente.

Serviços para o usuário

Para acompanhar em tempo real as informações das Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo, acesse www.dersa.sp.gov.br , o Twitter @travessiasdersa ou ligue 0800 7733 711.