DERSA é homenageada com medalha no aniversário de Praia Grande

Empreendimentos da Companhia fazem parte da história e do desenvolvimento do município do Litoral Paulista

São Paulo, 24 de janeiro de 2017 – A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A foi uma das homenageadas pela Estância Balneária de Praia Grande durante a cerimônia de comemoração aos 50 anos de emancipação político-administrativa do município, na quinta-feira (19). Durante o evento, instituições, empresas, entidades e organizações com relação histórica com a cidade da Baixada Santista receberam das mãos do prefeito Alberto Mourão e da vice-prefeita Maura Lígia a “Medalha Comemorativa do Cinquentenário do Município” e uma edição do livro “Histórias e Traços de Praia Grande”. A solenidade contou com a presença de mais de 500 pessoas no Palácio das Artes, no bairro Boqueirão, entre elas o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França.

O reconhecimento é fruto dos trabalhos executados pela DERSA, que contribuíram para o desenvolvimento da região, alavancando principalmente o turismo. Na década de 70, a Companhia realizou estudos de implantação e projetou a Rodovia dos Imigrantes, inaugurada em 1976. A principal via de acesso da cidade de São Paulo à Baixada Santista e Litoral Sul leva a marca de “Rodovia do Século”, e representa um dos maiores exemplos da vanguarda da construção civil brasileira.

Em 1982, mais um passo importante foi dado para a mobilidade urbana de Praia Grande e de toda a região com a inauguração da Ponte do Mar Pequeno, com 1.013 metros de comprimento, também projetada pela DERSA. A estrutura é uma continuidade da Rodovia dos Imigrantes, ligando a cidade ao município vizinho, São Vicente. Foi a solução definitiva para um antigo gargalo que já durava 30 anos. Até então, a única ligação era a Ponte Pênsil, que só permitia a passagem de um veículo por vez.

Para Mourão, as duas obras representaram a “redenção” de Praia Grande. "Por realizar estudos de implantação, projeto e construção de uma nova ligação entre a capital do Estado e a cidade de Praia Grande, resultando na Rodovia dos Imigrantes, e por realizar também a construção da Ponte do Mar Pequeno, é que prestamos esta homenagem à Dersa”, afirmou prefeito. “Esta iniciativa contribuiu significativamente para o desenvolvimento e autonomia de nosso Município".

Fundada em 1969, a DERSA se notabiliza pela implantação de grandes empreendimentos rodoviários. Além da Imigrantes, fazem parte de sua história de construções as rodovias dos Bandeirantes (primeira colocada no ranking das melhores do País, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Transportes), Ayrton Senna, Hélio Smidt, além de outras importantes realizações, como a maioria dos trechos do Rodoanel Mário Covas (Acesse nosso site e veja todas as obras da Companhia: http://www.dersa.sp.gov.br/quem-somos/historia/dersa-em-fotos/).

Praia Grande

O município está localizado na Região Metropolitana da Baixada Santista e, de acordo com a última estimativa do IBGE, tem 262.051 habitantes. É o quarto destino mais procurado do Brasil por turistas, conforme estudo divulgado pelo Ministério do Turismo. Na alta temporada, a população flutuante cresce até quatro vezes, segundo cálculos da Prefeitura, aproximando-se de 1 milhão de habitantes. Além de 22,5 quilômetros de praias, como a do Canto do Forte, Guilhermina, Tupi, Aviação e outras, a cidade conta com pontos turísticos muito procurados, como o Palácio das Artes, a Fortaleza de Itaipu e o Memorial dos Voluntários. A 72 quilômetros de São Paulo e a 12 de Santos, fica a 5 metros acima do nível do mar, com temperatura média de 22 graus.