Licenciamento do Ferroanel terá audiências púbicas hoje em SP e amanhã em Guarulhos

Implantação do ramal ferroviário inclui 20,9 quilômetros em cada um dos municípios; trânsito da Região Metropolitana será beneficiado

São Paulo, 31 de julho de 2017 – A cidade de São Paulo sedia nesta segunda-feira, 31, a terceira audiência pública para tratar do licenciamento ambiental do Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, ou “Ferroanel”. Os primeiros encontros foram realizados na terça-feira, 25, em Arujá, e na quinta-feira, 27, em Itaquaquecetuba. Na terça-feira, 1º/8, será a vez de Guarulhos. Os quatro municípios fazem parte do traçado do Ferroanel Norte, ramal ferroviário de 53 quilômetros de extensão que interligará as estações de Perus, em São Paulo, e de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, em área contígua ao traçado do Rodoanel. O Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Trecho Norte do anel ferroviário foi entregue em junho ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

Na audiência de Itaquaquecetuba, onde o Ferroanel terá 6,4 quilômetros de extensão, representantes da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e da DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A apresentaram detalhes do projeto no município, que inclui um túnel de 625 metros e duas grandes Obras de Arte Especiais. A previsão é desapropriar 23 moradias, cuja área será necessária para a execução das obras. Já em Arujá, município onde a extensão do ramal será de 4,7 quilômetros, está prevista a desapropriação de uma propriedade agrícola.

Em todo o traçado, serão desapropriados 127 hectares, 31 moradias, 64 edificações vinculadas a atividades econômicas e 77 propriedades agrícolas.

O EIA e o Rima servirão como base para as análises de viabilidade ambiental do empreendimento e sua discussão com a população. O Estudo foi preparado pela DERSA, empresa vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, com recursos repassados pela EPL, empresa pública federal. Os documentos já estão disponíveis para consulta no website da DERSA (http://www.dersa.sp.gov.br/empreendimentos/ferroanel-norte/), da Cetesb (http://licenciamentoambiental.cetesb.sp.gov.br/eia-rima. Ano 2015 – Processo 282) e da EPL (www.epl.gov.br).

A implantação do Ferroanel Norte, iniciativa estratégica entre União e Governo do Estado, possibilitará que os trens de carga que hoje compartilham os mesmos trilhos com os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) sejam desviados, eliminando o conflito entre cargas e passageiros nos trilhos que cortam o interior da metrópole.

O novo ramal, cuja extensão inclui 20,9 quilômetros no município de São Paulo e outros 20,9 quilômetros em Guarulhos, permitirá a movimentação de cargas do interior do Estado para o Porto de Santos, bem como a passagem de comboios entre o interior e o Vale do Paraíba. A transposição da Região Metropolitana de São Paulo em uma via dedicada terá a função de transferir cargas, hoje rodoviárias, para o modo ferroviário. As projeções indicam a retirada a médio prazo de 2,8 mil caminhões/dia das estradas com boa possibilidade desse número superar 7,3 mil caminhões/dia ao longo do tempo.

As próximas audiências

Segunda-feira, 31 de julho, 17h, em São Paulo

CEU Jaçanã/Tremembé – Rua Francisca Espólio Tonetti, 105, Jardim Guapira

Terça-feira, 1º de agosto, 17h, em Guarulhos